PROJETO DE DANÇA/2009

A dança inserida no meio escolar deve ser concebida como forma de articulação e construção de conhecimento, com seus objetivos e conteúdos específicos. Conhecer a história dos diversos ritmos, ajuda a conhecer e valorizar a cultura dos países onde se desenvolveram. Os objetivos deve estar elacionados à formação mais integrada do aluno, desenvolvendo o corpo e o movimento de maneira expressiva, comunicativa e criativa. Levar em conta os limites físicos dos alunos, valorizar e estimular sua movimentação particular, acolher diferenças e trabalhar com elas na dinâmica da aula é fundamental para o desenvolvimento do potencial criativo e expressivo do aluno em dança. 
O objetivo não é a reprodução de uma coreografia com passos ensinados pelo professor, mas sim, uma construção conjunta em que a dança/coreografia é resultado do um processo de aprendizagem vivenciado pelos alunos. 

Em 2009, desenvolvi um "Projeto de Dança" onde os alunos aprenderam e desenvolveram através de apresentações diversos ritmos: Hip Hop, Country, Forró, Axé e Anos 60. 
Os alunos sentiram-se interessados e motivados a participarem da criação e apresentação das coreografias criadas.